Florianopolis / SC - quinta-feira, 28 de março de 2024

Dor de cabeça

Cefaléia

 

 

       A Maioria das pessoas já teve pelo menos uma vez na vida uma dor de cabeça. Algumas pessoas a sentem como um incomodo, como uma sensibilidade exagerada no couro cabeludo ou como uma pressão, ou ainda uma fisgada ou um latejar nas têmporas.

 

       Há diversos tipo de dores de cabeça sendo a mais conhecida a chamada "enxaqueca". Uma dor forte, latejante, que geralmente afeta um lado da cabeça. Pode causar náuseas e vômitos, piora com luz e barulho, levando a pessoa a querer ficar repousando em quarto escuro. Outro tipo comum é a chamada "cefaléia tensional". Esta dor não costuma ser forte mas persistente. Pacientes referem uma dor leve a moderada que costuma ir piorando durante o dia.

 

       A boa notícia é que a maioria das dores são primárias, isto é, não são causadas por tumores ou aneurismas (estas seriam denominadas "secundárias" pois são na realidade um sintoma de outra doença) e já existe tratamento para elas, inclusive para a enxaqueca.

O tratamento sintomático consiste em tomar remédio apenas quande se tem um crise de dor, já tratamento preventivo é realizado naqueles casos em que as dores são frequentes pois ajudam a diminuir o número de crises. São usados alguns tipos de antidepressivos, anticonvulsivantes e antihipertensivos para este fim, pois são medicamentos que atuam no cérebro e combatem a dor na sua origem.

 

       Para ter certeza do tipo de dor que você tem e qual a melhor maneira de tratá-la, consulte um especialista em neurologia.